Esta saída limpa deixou muito lixo tóxico


A saída limpa da troika deixa muitos resíduos tóxicos em Portugal. Um deles é a contribuição de sustentabilidade, aquela que substituirá em definitivo a anteriormente "provisória" contribuição extraordinária de solidariedade.
Um pensionista com uma reforma bruta de 4000 euros passará a receber mais 260 euros mensais em 2015 do que recebe este ano. Um reformado com uma pensão de 1050 euros será premiado com, apenas, mais 15,75 euros... Repito: mais 260 euros para o reformado que ganha mais... só 15,75 euros para o que ganha menos.
Quem decidiu este escalonamento pretende o quê? Que o senhor Presidente da República fique satisfeito por ir receber um acréscimo de 650 euros mensais em 2015 e mais 2200 euros mensais em 2017? Esperam que Cavaco Silva deixe de falar, nas suas mensagens institucionais, em "espiral recessiva" e passe a colocar no Facebook frases condescendentes sobre "agentes políticos, comentadores e analistas, nacionais e estrangeiros" que se dediquem a prever a catástrofe nacional?

Quem decidiu favorecer os reformados mais ricos sobre os pensionistas quase pobres tinha mesmo um plano?... Seria para sossegar o espírito da doutora Assunção Esteves, para ver se a presidência da Assembleia da República deixa de ser um inconseguimento quando a jurista, para o ano, passar a levar para casa, todos os meses, mais 450 euros?
Será que esperam que a doutora Manuela Ferreira Leite, a vibrante crítica do Governo, se cale e passe a falar na TVI 24 de passarinhos e borboletas? E Bagão Félix, na SIC Notícias, iniciar-se-á na arte das canções de embalar? E os dez mil reformados mais ricos e mais beneficiados com estas alterações, essa elite do mundo pensionista onde figuram nomes de poderosos que ainda assustam os passarinhos deste Governo, irão mesmo calar-se após este suborno coletivo? E aquela senhora tão simpática e bem-falante da Apre!, deixará de frequentar os telejornais tardios? E os venerandos juízes do Tribunal Constitucional, passarão a aprovar de cruz tudo o que vier de São Bento?...
Um dos resíduos tóxicos do ecossistema social português deixados pela saída limpa do programa de ajustamento da troika é, portanto, este: o Estado decide discriminar favoravelmente quem menos precisa e prejudica, sem vergonha, os mais pobres, os menos remediados, os que, infelizmente, já nem vão votar...
A distribuição das taxas sobre as pensões é um exemplo, mas há mais, há mesmo muito mais lixo tóxico deixado pelos senhores da troika que, agora um pouco de longe, continuam a vigiar os nossos passos.

Sem comentários:

Enviar um comentário