A celebração da vitória de Pedro Passos Coelho

Passos Coelho teve uma grande vitória depois de conseguir que o Presidente da República ressuscitasse o seu governo, dado como irrevogavelmente morto há já três longas semanas. É a primeira vez que comemora algo na política, desde a noite eleitoral de 5 de junho de 2011.

O primeiro-ministro, seja por estratégia inteligente seja por obstinação estúpida, recusou demitir--se quando tudo ruia à sua volta. Este gesto, tomado contra o senso comum e ridicularizando a tradição politiqueira lusitana (lembrem António Guterres, lembrem Durão Barroso), candidatou-o, na alma dos apoiantes e na mente dos mais crédulos, a mártir da Nação.

Aceitou todas as condições impostas pelo instável parceiro de coligação, Paulo Portas. Todas? Não. Todas menos uma: a revogação da nomeação da ministra das Finanças, que é o cargo que realmente interessa controlar, pelo menos até junho de 2014, quando terminar esta primeira fase de subordinação de Portugal à troika. Na alma dos apoiantes e na mente dos mais crédulos, Passos Coelho passou a almejar o estatuto de líder agregador e de campeão do diálogo.

Suportou com sorrisos e solicitude a interferência do Presidente da República, que lhe impunha eleições daqui a um ano em troca da assinatura com o PS de um pacto que garantisse a paz com o FMI, o BCE e a Comissão Europeia. Na alma dos apoiantes e na mente dos mais crédulos, formava-se um político com visão de Estado.

Mandou escrever para texto desse hipotético acordo frases tão graníticas como esta: "Os três partidos garantem o apoio parlamentar ao cumprimento das atuais medidas do Programa de Assistência Económica e Financeira." Toda a austeridade já programada e todos os cortes no Estado já anunciados não podiam, portanto, ser mexidos. Lapidar. Na alma dos apoiantes e na mente dos mais crédulos semeava--se um génio da tática política.

Conseguida a rutura socialista, saiu-lhe de uma vez a capitulação de Cavaco, de Portas e de Seguro, entalados no meio das suas diferentes contradições e fraquezas, em pânico com o resultado de umas eleições antecipadas para já. Todos eles, que não são almas apoiantes nem mentes crédulas, admitem tê-lo à frente do Governo até um longínquo 2015. Passos celebra a segurança institucional...

Esta história, que resultará, é certo, no aumento do drama social, da pobreza e da recessão, tem, a terminar, uma triste moral: mais uma vitória como esta de Passos "Pirro" Coelho e Portugal estará perdido. Para as almas críticas e para as mentes incrédulas, lúcidas, ganhou o governo de condenação nacional. Esperemos, apesar das probabilidades, que se enganem.

Sem comentários:

Enviar um comentário