Judite Sousa merece ser criticada?

Tivemos Isabel Jonet humilhada por dizer que o povo não devia comer bifes todos os dias. Tivemos o jovem Martim Neves, graças a uma confusão televisiva no Prós e Contras da RTP, endeusado como empreendedor do ano por aos 15 anos de idade vender camisolas estampadas. Tivemos Cristina Espírito Santo, da família banqueira, a ser copiosamente insultada por contar que nas férias levava uma vida mais simples a, cito, "brincar aos pobrezinhos". Tivemos a jornalista Judite Sousa a saborear o fel das redes sociais depois de perguntar na TVI a um jovem herdeiro, Lorenzo Carvalho, se não achava que podia ser visto como uma pessoa fútil e se a forma como gastava dinheiro não podia ser considerada ofensiva.

Jonet disse um disparate mas merecia crédito pelo trabalho que faz no Banco Alimentar Contra a Fome e direito a ser desculpada por, no fundo, repetir, em modo cru, o discurso da altura de Passos Coelho e companhia - afinal ela é só uma entre mais de dois milhões e meio de portugueses que votaram a favor da tese estupidamente suicida "gastámos acima das nossas possibilidades, agora temos de pagar".

Martim faz muito bem em colocar em prática as suas ideias, e o paternalismo com que foi tratado, quer pelos seus prós quer pelos seus contras, é tão triste como o erro paterno em deixá-lo ir à televisão.

Cristina, tal como outros membros das atuais gerações da família Espírito Santo, não aprendeu com os avós o valor imenso, que faz e desfaz fortunas, da discrição, de nunca revelar ao mundo a sua verdadeira natureza...

Judite Sousa fez a pergunta pertinente num caso pertinente e se algo esteve mal naquele Jornal das 8 foi a reportagem que antecedeu a entrevista, desmentida factualmente em vários aspetos fulcrais, sem protesto, pelo simpático, provavelmente boa pessoa mas efetivamente ostentativo, Lorenzo.

Muito do que se escreveu nas redes sociais e nos jornais sobre estes quatro casos revela mais inveja e cupidez, escondida sob um manto moralista, do que verdadeira consciência social. Outros fizeram a egoísta defesa de interesses pessoais, de grupo ou de classe, ensombrada sob uma hipócrita luz de defesa das liberdades individuais ou do direito à reserva da vida privada. Duas vergonhas. Mas necessárias.

A riqueza é um bem escasso e finito, que tem de ser sabiamente repartido para pagar o trabalho, o mérito individual, o investimento, o empreendedorismo ou as necessidades sociais.

Esperar dos cidadãos e do jornalismo que não discutam a origem e a distribuição da riqueza, o comportamento dos ricos, de forma livre e incisiva, mesmo se eventualmente injusta, é defender, simplesmente, a podridão que nos levou até aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário