Controlinveste cria agência
para fornecer fotos e vídeos

A Controlinveste anunciou às suas  publicações a criação de uma agência de imagens para fornecer fotografias e vídeos internamente e para outros órgãos como forma de cortar custos e criar novas receitas, disse à Lusa um dos directores.

"A nova agência de imagens vai fornecer, numa primeira fase, fotografias e vídeos ao grupo, e depois, também para o mercado externo", explicou Pedro Tadeu, que vai dirigir a nova unidade em conjunto com o fotógrafo Alfredo Cunha.

O objectivo, avançou, é "fazer economias de escala" dentro da Controlinveste e, ao mesmo tempo, "criar um novo negócio" cujas receitas estimadas não foram adiantadas pelo director.

A ideia de criar este novo negócio já cerca de um ano, já que já tinha sido mencionada num comunicado divulgado pelo conselho de redacção de O Jogo, em Janeiro deste ano, em reacção ao despedimento colectivo de 122 colaboradores do grupo, 11 dos quais fotógrafos.

De acordo com Pedro Tadeu, que deixou a direcção do 24 Horas em Junho passado para criar a agência, "todos os fotógrafos das várias redacções do grupo estarão integrados, somando mais de 20".

Fotógrafos serão responsáveis por fornecer grande parte fotografias que os jornais do grupo publicam todos os anos, tendo sido criado "um modelo de funcionamento que visa garantir a qualidade de cada título", adiantou.

Escusando-se a explicar o funcionamento da agência por se tratar "de uma coisa interna", Pedro Tadeu assegurou que o novo método não irá eliminar a exclusividade de imagens de cada jornal da Controlinveste, sendo a gestão de serviços combinada com as direcções das publicações.

O objectivo é também fornecer imagens para outros órgãos de comunicação social, mas isso só começará a acontecer quando "o fluxo interno de trabalho estiver a funcionar bem", referiu o director, apontando esta primeira fase para o primeiro trimestre de 2010.

Dirigido por Joaquim Oliveira, o grupo Controlinveste publica jornais como o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, o 24 Horas e O Jogo e revistas como a Volta ao Mundo e Evasões.
PMC.

in “Diário de Notícias” online, 30 de Novembro de 2009


Nota: Saí do 24horas em Agosto, não em Junho
P.T.

Sem comentários:

Enviar um comentário