O Tom

Eduardo Cintra Torres, cronista do jornal “Público” (que está a competir com o 24horas pelo terceiro lugar em vendas de diários), escreveu ontem que a pressão de Santana Lopes “conseguiu mudar o tom das manchetes” deste nosso jornal. Que quereria ele dizer? Afinal, qual é o “tom” das manchetes do 24horas? Crítico? Dramático? Irónico? Apelativo? Divertido? Emocionante? Eu não sei. Tento é que sejam todas verdadeiras, coisa que não sei se preocupa Cintra Torres, pois ao responder sobre este caso a uma jornalista do 24horas o melhor que conseguiu dizer foi: “Pergunte ao seu director!” e “Isso que está a fazer é eticamente reprovável” (porquê, senhor, porquê!?).


Conclusão: o cronista acusou o 24horas de fazer fretes a Santana Lopes, mas, confrontado com a sua própria afirmação, não foi capaz de dizer que ela era, de facto, verdadeira. Para que não restem dúvidas, publicamos, mais uma vez (já o fizeramos no dia seguinte às legislativas), todas as manchetes do 24horas com Santana Lopes. Convido o leitor a tirar as suas próprias conclusões.
Quanto a Cintra Torres, perdoem-me, mas tenho de endurecer o tom: ou é parvo – o que é pena – ou estuda pouco – o que é grave.
in 24horas, 8 de Março de 2005

Sem comentários:

Enviar um comentário